sábado, 12 de janeiro de 2013

Cuidados e dicas para manter os cabelos limpos


Saiba que ficar sem lavar os cabelos faz mal à saúde. A higienização dos fios (com água, xampu e condicionador) é feita para retirar as impurezas, controlar os fungos e bactérias que se acumulam no couro no dia a dia.

"Sem a higienização correta, os cabelos ficam com muita  oleosidade, o que pode provocar a queda dos fios e dar a sensação de perda capilar no dia da lavagem", explica a terapeuta capilar Sheila Bellotti.

Com a renovação capilar, fios caem e nascem todos os dias. Por isso, é preciso lavar os cabelos para ficar livre dos fios que não pertencem mais ao couro.

A ausência da lavagem alternada ou diária, provoca a permanência dos fios que caíram junto às madeixas novas. Assim, quanto mais tempo uma pessoa fica sem lavar a cabeça, maior é a sensação de que ela tem queda capilar.

De acordo com a especialista, não existem restrições para a lavagem diária dos fios. "No entanto, quando a pessoa lava os cabelos duas ou três vezes ao dia, pode retirar os nutrientes necessários à manutenção da saúde dos cabelos e da pele", alerta Sheila.

Molhar os cabelos não é hidratar!

Sheila destaca que lavar os fios somente com água, ou apenas molhar os cabelos, não é sinônimo de hidratação. "Nunca molhe os cabelos sem lavá-los corretamente porque estará proporcionando o aparecimento de futuras patologias, além de desidratar os fios", recomenda a especialista.

Dicas de lavagem para cada tipo de cabelo 

Sheila dividiu algumas dicas de lavagem para quatro tipos básicos de cabelos: normais, oleosos, secos e os fios que ficam muito tempo expostos ao sol. Confira:

Cabelos secos
Segundo a especialista, os cabelos secos normalmente têm um couro oleoso. "Tal fato, não permite a distribuição natural de condicionamento para os fios. Nestes casos, a recomendação de higienização deve ser diária", recomenda Sheila.  Escolha ativos que controlem a oleosidade do couro cabeludo e hidratantes capilares para as fibras que podem resultar em cabelos brilhosos e saudáveis. “Estas dicas servem também para os cabelos mistos”, indica.
Se os fios e o couro cabeludo não apresentam oleosidade excessiva, o ideal é lavar os cabelos em dias alternados, utilizando ativos hidratantes e condicionantes para as fibras. Outra dica é hidratar semanalmente os fios com o uso de máscaras concentradas para melhorar o resultado. "A utilização diária de leave-in para as fibras pode ser indicada", completa Sheila.

Cabelos expostos ao sol
Além da lavagem diária, é recomendado ainda o uso de um protetor capilar com UVA e UVB, para proteger contra o fotoenvelhecimento capilar (sim, ele existe!). "Deve-se também proteger as fibras capilares contra os agentes como, sal, vento, poeira e cloro. Este item serve para todos os tipos de cabelo, principalmente os que recebem processos químicos, como oxidação e redução (coloração, escovas, alisamentos etc).", indica a terapeuta capilar.

Cabelos normais
Sheila aponta que, em geral, os cabelos normais não precisam de cuidados especiais, a não ser a lavagem habitual e a proteção contra agressões externas. "Os fotoprotetores capilares são importantes para qualquer tipo de cabelo", ressalta.

Cabelos oleosos
Os fios oleosos devem ser lavados diariamente, sempre evitando a manipulação excessiva do couro cabeludo. "Esse cuidado serve para evitar a secreção da glândula sebácea", explica Sheila.  Evite produtos com ativos gordurosos, que possam deixar resíduos principalmente no couro cabeludo.

Dicas para manter sempre os cabelos limpos

- Nunca utilize as unhas para a lavagem do couro cabeludo. Massageie a região com as pontas dos dedos suavemente para não ativar demasiadamente as glândulas sebáceas.

- A água fria pode ser uma grande aliada na ativação da circulação periférica, auxiliando e fortalece os fios.

- Já a água excessivamente quente deve ser banida na lavagem dos cabelos.  No inverno é indicado lavar os fios com da água morna. 

- Seque os cabelos delicadamente, pois quando estes estão molhados, os fios se tornam mais frágeis. Escolha uma toalha macia para enxugá-los.

Fonte: Corpo a Corpo

Um comentário:

  1. excelente dicas,meu cabelo é seco e não estava sabendo mais o que fazer .muito bom artigo

    ResponderExcluir